top of page

PABL

 

A missão do Programa de Assistência de Bovinocultura Leiteira PABL, da Região de Goiânia é oferecer oportunidades de convivência com situações reais de trabalho profissional aos acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UFG Campus Goiânia, mediante treinamento integrado em diversos níveis tecnológicos e operacionais, com simultânea transferência sistemática de tecnologia aos produtores de leite da região.

Missão

MISSÃO

OBJETIVO

 

 

Assistência integral aos  produtores de Leite e suas famílias nos seguintes aspectos:

• Criar condições para que os produtores superem os entraves   na produção de leite que dificultam a melhoria de suas condições de vida e bem estar.
 

• Melhorar a capacidade de competição dos pequenos produtores, através da melhoria da produtividade e da qualidade do leite produzido.
 

• Criar condições para  melhoria de convivência social dos produtores, resgatando seu senso de cidadania, a partir de suas  crença e valores familiares. 

 Treinamento de alunos da Universidade Federal de Goiás, estagiários nas áreas de produção e industrialização do leite.

• Capacitar os alunos envolvidos com o programa para identificar e encontrar solução para os principais problemas da produção de leite nas propriedades participantes do projeto.
Formar profissionais de alto nível em Ciências Agrárias voltados para o agronegócio da produção de leite

 

METAS

 

a) Contribuir para a profissionalização mais rápida da atividade leiteira no Estado, tornando-a rentável e resgatando a esperança no agronegócio da produção de leite.
 

b) Aprofundamento do relacionamento técnico-profissional entre as instituições e as pessoas envolvidas: Universidade Federal de Goiás, através da Escola de Agronomia e da Escola de Veterinária Zootecnia, FUNAPE e  a empresa Dairy Partners Americas Manufacturing do Brasil.
 

c) Melhorar o conhecimento dos participantes sobre a atividade leiteira nas suas propriedades e no Estado de Goiás.
 

d) Mudanças nas práticas de manejo da produção vegetal e produção animal, visando o uso racional dos recursos disponíveis.
 

e) Conhecer as taxas de retorno sobre o capital investido na atividade.
 

f) Melhorar a produtividade da mão-de-obra rural, tornado-a mais eficiente na condução das tarefas realizadas, com segurança no trabalho e conforto.
 

g) Melhorar a qualidade de ensino na UFG e demais IES envolvidas, formando alunos mais seguros e com melhor conhecimento técnico nas  áreas de produção e processamento de leite.

Com relação a resultados já alcançados, no que se refere à quantidade de alunos treinados nestes quatro anos de projeto, já foram expedidos 60 certificados de conclusão, 88 declarações de participação de 1ª e 2ª Fases e 34 certificados de monitoria.
Para os produtores, algumas medidas de intervenção no processo já foram realizadas, nas áreas de produção, sanidade do rebanho e reprodução, mas fundamentadas pelo gerenciamento e análise econômica. Isto sempre visando melhorar o manejo da propriedade, não se esquecendo do objetivo final que é melhorar a qualidade de vida do produtor e a qualidade da matéria-prima produzida.

bottom of page