top of page

FASES DO ESTÁGIO

DOWNLOAD APPLICATIONS

O estágio é dividido em três fases: a primeira e a segunda são realizadas no setor de bovinocultura (Fazenda Escola), sob responsabilidade do departamento de Produção Animal da Universidade Federal de Goiás. A terceira é realizada em fazendas particulares de produção leiteira do estado de Goiás sob a responsabilidade e coordenação da equipe técnica de campo (Zootecnista e Veterinário) do PABL.
As atividades serão desenvolvidas por técnicos (as) e estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia.

1ª FASE - denominada Capacitação, é realizada durante o período letivo, cuja duração é de 300 horas com uma carga horária mínima de onze horas semanais, sendo 5 horas durante a semana e 6 horas nos finais de semana .
 

Nesta fase o aluno tem um curso sobre manejo de bovinos leiteiros ministrados pela médica veterinária e contenção de animais. Os alunos desenvolvem atividades práticas na Fazenda Escola relacionadas à pecuária de leite, tais como:
 

atividades gerais de manejo de rebanho (identificação, pesagens, mochação, ordenha, etc.);

- plantio, tratos culturais, corte, transporte e distribuição de volumosos;
- fornecimento de alimentação ao rebanho;
- vacinação e aplicação de medicamentos;
- inspeção sanitária
- controle de endo e ectoparasitas;
- limpeza e desinfecção de instalações;
- criação de bezerras e novilhas e
- elaboração de relatório de estágio.

2ª FASE -  denominada Treinamento em Gestão da Atividade Leiteira, é realizada durante o período letivo, possui duração de 200 horas com a carga horária mínima de dez horas semanais .
Esta fase tem por objetivo envolver o(a) estagiário(a) com cursos voltados às atividades de gerenciamento econômico, de produção e de  industrialização do leite, mecanização agrícola, manejo do solo e pastagem, nutrição de bovinos leiteiros, utilização de software para gerenciamento e otimização e mapeamento de processo produtivo.

3ª FASE - denominada Gestão da Atividade Leiteira, possui duração mínima de 500 horas. Nesta fase os(as) estagiários(as) têm como objetivo:


- realizar o inventário  e mapeamento do processo produtivo da propriedade;
- elaborar o planejamento, organização, direção e controle das fazendas assistidas mediante entendimento estabelecido com os produtores;
- acompanhamento de todas as atividades previamente programadas junto ao produtor ;
- apresentar relatórios mensais de estágio, como registro das atividades;
- emitir relatórios de índices e resultados econômicos mensais, bem como análise dos mesmos ;
- realizar duas visitas mensais às propriedades  assistidas;
- administração de pessoal , monitorando os alunos da segunda fase , no período de transição para a terceira ;
- participar na elaboração e organização de material técnico (programa de rádio, jornal, e folhetos educativos), palestras técnicas, excursões, dia de campo e outros eventos promovidos pelo PDPL.

 

Consta de um  levantamento da realidade de cada propriedade envolvida a partir do qual deverá elaborar, junto ao proprietário, um projeto  de acompanhamento técnico por 5 anos. Este projeto, contendo objetivos e metas claramente definidos, servirá de guia para suas ações dentro do programa. Caberá ao aluno assistente, ao longo do trabalho de acompanhamento e desenvolvimento do programa, sugerir correções que se fizerem necessárias em cada projeto. Quando necessário, fará reuniões, palestras, seminários (folders de divulgação),  visitas e excursões técnicas e outros mais para melhorar ou para corrigir as metas propostas no acompanhamento técnico.
 

O aluno estagiário fará, mensalmente, um relatório da situação atual e das providências a serem tomadas pelo produtor. Após discutir com a Equipe Técnica, estas informações serão passadas ao produtor que decidirá a viabilidade das providências sugeridas nos relatórios.
 

Os estagiários desta fase fazem ainda cursos sobre coleta e interpretação de análise de solos, cálculo de calagem, cálculo de balanceamento de rações, evolução de rebanho e análise econômica e financeira de projetos. Todos os alunos da 3ª Fase são responsáveis por alguns tópicos do programa do curso de Uso de Informática, Gerenciamento Econômico de Propriedades e Mapeamento do Processo Produtivo para os alunos da 2ª Fase. Segue abaixo os programas dos cursos.

Notas sobre o cálculo do custo da produção de leite

              Sebastião Teixeira Gomes

​O planejamento de volumosos a ser consum​ido pelo rebanho leiteiro

              

bottom of page